Com testagem e reforço, primeiro semestre presencial já apresenta bons resultados nas escolas brasileiras

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Os benefícios da aula presencial para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes da educação básica também foram analisados pelo deputado estadual Renan Ferreirinha (PSD-RJ), que defendeu uma dissertação de mestrado sobre o assunto no curso de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas.

A pesquisa apontou que os alunos da rede municipal do Rio que voltaram às salas de aula mais cedo em 2021 tiveram uma performance melhor do que os que continuaram no ensino remoto. A diferenças nas notas em português e matemática era de 3 pontos percentuais entre os dois grupos.

Na avaliação de Ferreirinha, Secretário Municipal de Educação do Rio de 2021 até março, alguns fatores precisam ser considerados, como as limitações do ensino remoto, apoios essenciais que as escolas oferecem, inclusive de alimentação, e a convivência com os colegas na aprendizagem.

— Cada vez mais está comprovado que os colegas ajudam no processo de conhecimento — diz Ferreirinha, acrescentando que isso não desqualifica o ensino a distância. — A tecnologia e o ensino remoto têm um papel importante e precisam ser estruturados como complemento.

Por Bruno Alfano. Confira a matéria completa aqui:

https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/noticia/2022/07/com-testagem-e-reforco-primeiro-semestre-presencial-ja-apresenta-bons-resultados-nas-escolas-brasileiras.ghtml

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